sábado, 20 de outubro de 2012

Desenho é Vida - Materia ETC


 Desenho é Vida.

                Nesses últimos tempos a internet vem se tornando algo fundamental para a vida dos seres humano, sendo uma importante fonte de aprendizado e descobertas. Por exemplo, é possível descobrir sobre a cultura de um país ou de uma civilização antiga apenas digitando uma frase em uma ferramenta de busca.

Ou até sobre certas profissões que são tão antigas e importantes para o ser humano e seu desenvolvimento, mas que infelizmente vem sendo banalizada, como é o caso da profissão chamada desenhista/ designer.

No Brasil essa profissão acaba sendo jogada de lado, sofrendo um grande preconceito pela massa. A maioria das pessoas que segue essa carreira já deve ter ouvido algo ofensivo vindo de amigos próximo ou até de sua família, às vezes sendo até tachados de “vagabundos”.

Isso acontece no Brasil porque não há incentivos suficientes à cultura. Há pouca explicação para os alunos de que o desenho é uma forma de expressão e que é um grande passo para a humanidade, logo que antes de se produzir qualquer cadeira, notebook, IPhone, IPad etc, é preciso ter um projeto desenhado do mesmo. O design é responsável de fazer com que as coisas fiquem com formas mais confortável e interessante.


E não se deve esquecer que o ser humano sempre busca diversão, uma forma de se aventurar pelo mundo sem ao menos sair do lugar. Por isso muitas pessoas acabam lendo tirinhas, mangás e comics.

Mangás são quadrinhos da cultura japonesa, os artistas que as desenham acabam sendo chamadas de mangakás e eles são bem prestigiados em seu país, ganhando milhares de fãs. Sendo que o Japão é um dos países mais industrializados, organizados e com uma das melhores educações do mundo.

Enquanto as comics já são conhecidas por todo mundo, já sendo parte da cultura estadunidense e mundial. Quem hoje em dia não conhece personagens como o Batman ou o Superman? (Além da Mulher Maravilha que se tornou um simbolo do feminismo?) E esse mercado é tão apreciado pelos brasileiros que dois dos melhores desenhistas de comics são brasileiros:
· 

Ivan Reis trabalha atualmente na DC Comics, uma das maiores editora norte-americana desse gênero (Marvel e DC dominam o mercado) , tendo um contrato de exclusividade com ela. Em 2009 ele faturou o prêmio de melhor desenhista do ano com seu trabalho em Lanterna Verde.
·       
 Mike Deodato Jr.
Seu nome real é Deodato Taumaturgo Borges Filho, ele é cearense e iniciou sua vida nos quadrinho cedo. Ele foi responsável por salvar a revista da maior heroína do mundo, a Mulher Maravilha. Ele fez com que a vendagem dessa revista fosse quadruplicada, ganhando uma reportagem no Fantástico na época. Atualmente possui um contrato de exclusividade na Marvel, segunda maior editora norte-americana. Possui uma grande legião de fãs e pessoas que admiram sua arte.

By: Ivan Reis
Esses são apenas dois exemplos de artistas que são extremamente famosos fora do Brasil, que possuem talento e potencial, mas que possuem apenas prestigio fora de seu país. Isso está certo? Estamos jogando nossos melhores profissionais para outros países apenas por preconceito causado por falta de conhecimento. 

É importante valorizar os profissionais do país, de reconhecer seus trabalhos e até dialogar com eles. A maioria deles possui redes como Tumblr, blogger, twitter, página no facebook e até DeviantArt (ferramenta digital especializada para artistas).

            Porque é preciso fazer isso? Simples: Vá a uma sala de aula, ou até mesmo se dirija a qualquer pessoa que não é simpatizante da arte e pergunte a opinião deles sobre desenhistas, designers e animadores, as respostas não serão animadoras.

            Pode parecer uma ideia boba e idealista, mas todo projeto e sonhos começam assim: com um pequeno passo.

            Desenhar é uma profissão como qualquer outra. Para ser desenhista é preciso de muito treino, dedicação, estudo e força de vontade, logo que isso ocupa muito tempo de sua vida. Uma simples página pode ocupar 14 horas de seu tempo, ou uma marca de uma empresa pode fazer com que você passe 12 horas procurando referências e fazendo o projeto da proposta.

By: Adriana Melo
Então porque não valorizar esse profissional que trabalha como qualquer outra pessoa? É preciso ter uma mente aberta para evoluir e aprender mais.
Entrevista com Mike Deodato Jr.: 


Para você, qual a importância do desenho?
Desenhar é o que me define, é parte de mim. Eu sou um desenhista e não consigo me ver fazendo outra coisa.
Na sua opinião, as comics são uma boa leitura ara crianças, adolescentes e adultos?  O que elas podem nos ensinar?
Nos quadrinhos, como na literatura, no cinema e em outras formas de arte, você pode encontrar de tudo e para todos os gostos. Desde quadrinhos para simples diversão e escape, como quadrinhos ganhadores de prêmios importantes na literatura e jornalismo.
Como um artista brasileiro, qual a sua opinião quanto ao tratamento que essa profissão recebe em nosso país?
Infelizmente ainda é difícil, hoje em dia, se viver de quadrinho produzido no Brasil. A situação tem mudado um pouco nos últimos anos, com o crescimento do mercado, e novas editoras investindo no talento nacional. Acredito que o futuro reserva dias melhores para o profissional de quadrinho brasileiro.
Você acha que o Brasil está se tornando um país centrado apenas em futebol, novela e está se esquecendo de seu lado cultural como a leitura e a arte?
Acho que sim. Talvez o problema seja na educação, na qualidade do ensino, na falta de bibliotecas.
Você já foi convidado a ir a convenções de quadrinhos em outros países, estou certa? Há muita diferença no tratamento que você recebe nesses outros lugares com o que é lhe dado aqui no Brasil? Há mais publico?
O tratamento em geral é o mesmo: muito respeito e atenção dos organizadores e dos fãs. O mercado lá fora é maior e o público também, mas a quantidade de eventos no Brasil tem aumentado. A última FIQ teve um público de dar inveja em qualquer convenção no exterior.
Qual a sua opinião quanto a maioria dos artistas brasileiros trabalharem mais no mercado do exterior?
É um mal necessário. No dia em que tivermos um mercado tão competitivo quanto o do exterior, não precisaremos buscar trabalho lá fora.
Muitas pessoas acham que esse é um trabalho fácil e é mais como uma brincadeira. Quais os maiores problemas que você tem que enfrentar e quais são as maiores dificuldades desse trabalho?
É um trabalho muito difícil. Em média você precisa produzir 22 páginas de arte mais uma capa por mês. O mercado é pequeno e a competição é muito grande.
A maioria dos fãs de quadrinho lhe considera o “salvador” da Mulher Maravilha. Como foi esse trabalho  e qual sua opinião sobre essa afirmação?
Eu apenas desenhei a Mulher-Maravilha como eu a via na época e tive a sorte de minha visão ser compartilhada pelos leitores, só isso. O texto excelente de Loebs, somado com meu desenho arrojado elevaram as vendas e a personagem voltou a “moda”. Me sinto de sorte por estar no lugar certo, na hora certa.
E, por ultimo, o que você diria à aqueles que querem seguir esse ramo mas que acabam sendo desmotivados por muito?
Acho que todos deveriam perseguir seus sonhos. Qual a graça da vida se não for assim? Não importa se você vai ser um sucesso, ou ficar rico, o que importa é ir atrás do que gosta.


Alguns outros artistas brasileiros: JP Mayer, Joe Prado, RB Silva,  Adriana Melo, Rod Reis, Ig Guara e etc.