Eragon tem uma trama bem interessante, quem nunca leu o livro já deve ter visto o filme e gostado. Isso não é algo difícil de se fazer quando o autor nos apresenta personagens tão cativantes como a Saphira.
O livro conta a historia de Eragon, um jovem camponês que não possuía muitas habilidades nem sorte até encontrar uma pedra azul polida enquanto voltava de uma caça. Ele mal imaginava o que aquilo realmente era e o poder que ela possuía. Do dia da noite o mundo que Eragon pensava que era apenas lenda transforma-se em sua realidade.
O reino em que ele vive é governado por Galbatorix, um tirano louco por poder e gloria, que matou todos seus companheiros, cavaleiros de dragões, para subir ao trono sem ser ameaçado. Mas claro, sempre há uma esperança para acabar com essa tirania e ela se encontra nos ultimo três ovos de dragões que se encontram no poder do rei.
Então vocês já podem adivinhar o que era a pedra polida que apareceu para Eragon.
E então a aventura deste jovem começa. Ele deve aprender tudo com um velho contador de lendas, Brom, enquanto viaja para treinar e salvar o reino. O legal é que o livro mistura romance, ação e magia. Mostra o crescimento dos personagens e nunca deixa que você caia no tédio, já que as descrições são moderadas e bem feitas. Quase não acreditei que o autor só tinha 15 anos quando escreveu esse livro, achei que fosse impossível!